domingo, 27 de novembro de 2011

Saiba o que cada time precisa fazer por taça, Libertadores e elite na última rodada

A 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro, no próximo domingo, tem tudo para ser ainda mais emocionante que a penúltima dada a quantidade de clubes que ainda brigam por alguma coisa, passando pelo título, restrito apenas a Corinthians e Vasco, Libertadores, com seis times na disputa, e rebaixamento, com três na briga contra o desespero.

DISPUTA PELO TÍTULO:

Corinthians (70 pontos, 21 vitórias)
É campeão com uma vitória ou empate contra o Palmeiras. Se perder, torce por tropeço do Vasco

Vasco (68 pontos, 19 vitórias)
É campeão se ganhar do Flamengo e o Corinthians perder do Palmeiras

DISPUTA PELA LIBERTADORES

Corinthians, Vasco e Santos - Já garantidos na fase de grupos

Fluminense (62 pontos, 20 vitórias)
Já está na fase prévia. Se garante na fase de grupos se empatar com o Botafogo ou se o Flamengo não vencer o Vasco

Flamengo (60 pontos, 15 vitórias)
Se classifica para a fase de grupos com uma vitória sobre o Vasco e derrota do Fluminense. De qualquer forma, basta um empate para ir à Pré-Libertadores. Caso o Flamengo perca do Vasco, ainda entra na Libertadores caso, entre Coritiba, Internacional e Figueirense, no máximo um deles vença seu jogo.

Coritiba (57 pontos, 16 vitórias)
Aó depende de si. Uma vitória sobre o Atlético-PR garante vaga na Pré-Libertadores. Caso empate ou perca, dependerá de tropeços de Inter, Figueirense, São Paulo e Botafogo.

Internacional (57 pontos, 15 vitórias, saldo de +13 gols)
Precisa vencer um Grêmio e torcer por derrota do Flamengo ou que o Coritiba não vença o Atlético-PR.

Figueirense (57 pontos, 15 vitórias, saldo de +1 gol)
Precisa vencer o Avaí e torcer por tropeços de dois dos três concorrentes que estão à frente na tabela. Derrota do Flamengo e no máximo empates de Coritiba e Internacional.

São Paulo (56 pontos, 15 vitórias)
Precisa vencer o Santos e torcer para que Coritiba, Internacional e Figueirense não vençam seus jogos. Se um deles vencer, o São Paulo está fora do torneio continental.

Botafogo (55 pontos, 16 vitórias)
Precisa vencer o Fluminense e torcer para que Coritiba, Internacional, Figueirense e São Paulo não vençam seus jogos.

LUTA CONTRA O REBAIXAMENTO

Cruzeiro (40 pontos, 10 vitórias, saldo de -8 gols)
Precisa de uma vitória sobre o Atlético-MG para se salvar. Em caso de empate, precisa torcer para o Ceará não vencer o Bahia. Se perder do Atlético-MG, só se salva caso nem Ceará nem Atlético-PR vençam seus jogos.

Ceará (39 pontos, 10 vitórias, saldo de -16 gols)
Precisa vencer o Bahia e torcer para o Cruzeiro não vencer o Atlético-MG. Em caso de empate ou derrota para o Bahia, estará rebaixado.

Atlético-PR (38 pontos, 9 vitórias, saldo de -18 gols)
Precisa vencer o Coritiba e torcer por derrota do Cruzeiro e, no máximo, empate do Ceará.

América-MG e Avaí - Já rebaixados.

Fonte: ESPN.com.br

Assista o gol de Souza que garantiu o Bahia na serie A (Narração João Andrade)

FICHA TÉCNICA
SANTOS 1 X 1 BAHIA

Local:
Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 27 de novembro de 2011, domingo
Horário: 17 horas (horário de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Assistentes: Júlio Cesar Rodrigues Santos e José Chaves Franco Filho (ambos do RS)
Cartões amarelos: Bruno Rodrigo, Paulo Henrique Ganso (Santos); Marcos, Paulo Miranda, Diones, Ricardinho e Fahel (Bahia)
Público: 12.052 torcedores

GOLS: Santos - Neymar, aos 31 minutos do primeiro tempo; Bahia - Souza, aos oito minutos do primeiro tempo.

SANTOS: Rafael; Danilo, Edu Dracena, Bruno Rodrigo (Léo) e Durval; Henrique, Arouca, Elano (Alan Kardec) e Paulo Henrique Ganso (Ibson); Neymar e Borges
Técnico: Muricy Ramalho

BAHIA: Marcelo Lomba; Marcos, Titi, Paulo Miranda e Ávine; Fahel (Danny Morais), Fabinho, Diones e Ricardinho (Carlos Alberto); Lulinha e Souza (Júnior)
Técnico: Joel Santana




Federer bate Tsonga e é o primeiro a conquistar seis títulos no ATP Finals

Quando pisou na quadra, Jo-Wilfried Tsonga sabia que este não seria um domingo qualquer. Além do terceiro consecutivo diante de Roger Federer, ficaria marcado também como o dia da 100ª decisão do suíço, que jogava pelo 70º título e pelo inédito sexto troféu na competição. O francês fez o possível para evitar a festa, iniciou a partida sacando firme, roubou dele o segundo set, mas não conseguiu evitar que o adversário erguesse o troféu do ATP Finals de Londres e batesse o recorde: 2 sets a 1, parciais de 6/3, 6/7 (8) e 6/3.

Publicação no site oficial do Bahia deixa cruzeirenses preocupados

Um texto no site oficial do Bahia deixou os torcedores do Cruzeiro de cabelo em pé nas redes sociais. Na nota, publicada no sábado, a diretoria do clube baiano parabeniza as subidas de Sport e Náutico para a Série A e espera que o Ceará se mantenha na elite.

A frase "Que o Ceará também consiga permanecer na Série A, para que o futebol nordestino fique ainda mais fortalecido" não teria nada demais se Bahia e Ceará não fossem adversários na última rodada. E o Cruzeiro disputa a permanência com o Ceará e o Atlético-PR.

No microblog Twitter, as opiniões eram as mais variadas, mas muitos cruzeirenses se mostraram céticos quanto a uma possível disputa entre os dois times nordestinos. No Orkut, rede social que contém fóruns de discussão, a opinião de boa parte é a mesma. A maioria dos torcedores da Raposa não acredita que o Bahia irá dificultar o jogo no Pituaçu.

Mesmo assim, o Cruzeiro só depende de suas forças para se manter na Série A. Basta vencer o rival Atlético-MG na Arena do Jacaré somente com torcedores celestes, para permanecer na elite do futebol brasileiro.

Fonte: Globo.com

Danilo, Ralf e Emerson desfalcam o Corinthians contra o Palmeiras

Depois de ver o Vasco marcar nos acréscimos o gol que levou a decisão do Campeonato Brasileiro para a última rodada, o técnico Tite volta de Florianópolis com dois problemas para escalar o Corinthians no próximo fim de semana. O meia Danilo e o volante Ralf receberam o terceiro cartão amarelo diante do Figueirense e não enfrentam o Palmeiras, no próximo domingo, no Pacaembu.

Apesar das ausências, o treinador não deve ter muito problema para definir os substitutos. Para a vaga de Danilo, Tite deve optar por Alex. O camisa 12 do Timão, que entrou no segundo tempo da partida deste domingo, em Santa Catarina, foi o responsável pela linda jogada que resultou no gol de Liedson e garantiu os três pontos alvinegro no Orlando Scarpelli. Para a vaga de Ralf, um dos principais marcadores do esquema tático alvinegro na temporada, o técnico deve optar pela entrada de Edenílson. Bruno Octávio, Moradei e Nenê Bonilha são os outros volantes do elenco corintiano.

Outro que também pode ficar fora da partida decisiva é Emerson. O atacante foi punido com um jogo de suspensão por ter pisado no lateral Daniel, do Avaí, em partida válida 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, mas um efeito suspensivo garantiu a presença do corintiano em campo nas últimas rodadas do torneio.

Fonte: Globo.com

Vasco: Juninho e Allan suspensos para jogo decisivo contra o Flamengo

Após o apito final no Engenhão, neste domingo, o clima de euforia no Vasco pela vitória heroica sobre o Fluminense, por 2 a 1, dividiu espaço com uma dúvida. O clube acreditava que Juninho, Allan e Diego Souza, que levaram cartões amarelos na partida, teriam de cumprir suspensão na rodada final, contra o Flamengo.

A assessoria de imprensa do Vasco informou que o departamento de futebol analisou súmula por súmula dos jogos do Cruz-Maltino. O cartão tomado por Diego contra o Flu foi, na verdade o segundo da série do atleta, que vai estar à disposição para a rodada final do Brasileirão.

Nos casos de Juninho e Allan, entretanto, as contas estavam certas. Eles desfalcam o Vasco no jogo contra o Flamengo por terem levado o terceiro cartão amarelo.

Fonte: Globo.com